Retrospectiva ateísta 2015


Retrospectiva ateísta 2015






Por Sergio Viula

Originalmente publicado no AASA no final de 2015
O texto da coluna devia ter sido publicado ontem, mas devido a uma viagem para João Pessoa, PB, que me tomou uma semana, acabei não conseguindo escrever. De qualquer modo, essa postagem deveria ter sido a última do ano. Então, decidi escrevê-la hoje, mesmo que com atraso de um dia.
Penso que vale a pena fazermos uma retrospectiva desse ano de 2015. E para isso, pontuarei algumas notícias, mas também experiências minhas ao longo desse ano.
Uma das mais relevantes foi o I Congresso Anual de Ateus, realizado pelo AAUSA na UFFRJ (Universidade Rural), no dia 08 de fevereiro de 2015. Foram momentos marcantes e muito inspiradores. Ateus, ateias e simpatizantes encontraram-se passaram um dia inteiro discutindo temas relevantes para esse segmento:
Outro evento especial, também realizado pelo AAUSA e parceiros, foi um encontro para discutir o Estado laico, a educação para a diversidade, inclusive sexual  e de gênero, e a influência da religião. Tive o privilégio de participar de uma mesa com diversos queridos e também pude assisti ar brilhantes falas por professores convidados.
Uma pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul, ainda que contestada em sua metodologia, deu grande visibilidade aos ateus, especialmente depois de um cobertura feita pelo Fantástico. Tratava-se da Geração Y, que, segundo os pesquisadores é muito mais aberta para a diversidade e conta com grande número de ateus e agnósticos:
As ofensas proferidas por Datena em seu programa “Cidade Alerta” na Rede Bandeirantes foram levadas ao tribunal pela ATEA (Associação Brasileia de Ateus e Agnósticos) em 2013, mas a sentença saiu este ano. A Rede Bandeirantes foi condenada. Você poderá saber mais sobre esse processo e a sentença aqui:
Ateus foram perseguidos e mortos por ousarem questionar as afirmações de fundamentalistas islâmicos em diversos lugares do Oriente Médio e da Ásia. A África também contabilizou seus crimes. Cito um país africano e um asiático: Egito e Bangladesh. E escrevi sobre esses casos aqui também: (1) O que aprendemos com o jovem egípcio preso por ser ateu e defender uma abordagem científica para com a vida? | Coluna do Viula no Site do AASA – 13/09/15:https://aasaoficial.wordpress.com/2015/09/13/o-que-aprendemos-com-o-jovem-egipcio-preso-por-ser-ateu-e-defender-uma-abordagem-cientifica-para-com-a-vida/ (2) Mortos por não crerem e ousarem questionar – 20/09/15:https://aasaoficial.wordpress.com/2015/09/20/mortos-por-nao-crerem-e-ousarem-questionar/ | Coluna do Viula no Site do AASA – 20/09/15.
Até o site religioso Gospel Prime reproduziu notícia do Instituto Gallup sobre o crescimento de ateus no mundo: “O instituto Gallup Internacional realizou uma entrevista em 57 países referente às crenças religiosas e constatou que o número de pessoas que se consideram religiosas caiu quase dez pontos percentuais. Pela pesquisa, em 2005 77% das pessoas nesses países eram religiosas, em 2011 esse número representa 68% enquanto que o número de ateus passou de 3% para 13% no mesmo período.” https://noticias.gospelprime.com.br/ateismo-cresce-mundo-aponta-pesquisa/
A pesquisa feita pelo Gallup também revelou que Israel está entre os países menos religiosos do mundo. Os três monoteísmos tremem… (risos):
O Pew Reseacrch Center, em outra pesquisa, encontrou que a “proporção de norte-americanos que dizem estar ‘absolutamente certos’ de que Deus existe caiu drasticamente de 71% para menos de dois terços – informou o centro de pesquisas Pew Research Center nesta terça-feira.” Isso equivale a 63%, exatamente.
Entre as más notícias, tivemos a do falecimento de Sam Simon, co-criador de Os Simpsons, ateu e filantropo. Vai fazer falta por aqui.
Voltando aos trabalhos da Coluna do Viula, uma fan page foi criada no Facebook, dedicada às postagens dessa coluna. A inauguração foi no dia 06/09/15 e uma postagem recapitulando os textos publicados anteriormente foi publicada. Quem não quiser perder mais nenhuma postagem pode curtir a fan page e ficar por dentro. Basta acessar esse link: https://www.facebook.com/colunadoviula/
Como vemos, 2015 foi um ano agitado para os ateus no mundo. Alguns avanços foram feitos. Algumas perdas também foram sofridas, mas estamos protagonizando debates e trocas de ideias como nunca antes.
Para não alongar muito esse post, desejo a todos os meus leitores e leitoras um excelente reveillón e um 2016 repleto de conhecimento genuíno, bons sentimentos, experiências que acrescentem – e até transformem – ao que puder ser aprimorado, muito amor e muito prazer, com saúde e paz. Sabemos que desejar não transforma nada disso em realidade, mas pode servir de incentivo a que você mesmo(a) faça acontecer.
Forte abraço a todos e todas.
Sergio Viula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A face mutante do Diabo e sua utilidade para a igreja

Os fantasmas da (i)moralidade religiosa querendo assombrar o ensino de biologia

De onde vem essa história de que a carne é fraca?