Os quatro cavaleiros do ateísmo




Da esquerda para a direita:

Christopher Hitchens, Daniel Dennett, Richard Dawkins e Sam Harris.




Published by Assis Junior on Jul 15, 2012

Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e Christopher Hitchens – Juntos sem moderação, os quatro gigantes do Ateísmo e do Pensamento Livre conversam sobre Ciências, Deus, Religião, etc.

Gravado em 30 de setembro de 2007. Todos os quatro autores têm recebido recentemente uma grande quantidade de atenção da mídia para seus escritos contra a religião – algumas positivas e outras negativas. Nessa conversa eles contam histórias sobre a reação do público aos seus livros, os sucessos inesperados, críticas e deturpações comuns. Eles discutem as perguntas difíceis sobre a religião que enfrentam o mundo hoje, e propõem novas estratégias para o futuro.

A afinidade entre eles é obvia, mas é curioso notar, também, as diferentes visões e posturas em relação aos temas discutidos. Dawkins e seu antiteísmo militante; Hitchens e sua análise política cortante; Harris e sua proposta de uma espiritualidade ateísta e Dennet, com seu temperamento conciliador. O vídeo é relativamente longo, praticamente duas horas de duração. Mas se o leitor deseja conhecer os ícones do ateísmo moderno para além de suas obras, assistí-lo é indispensável.


Fonte:Assis Junior


************************



 

Sergio Viula

Considero esse vídeo um excelente trabalho de reflexão sobre diversas posturas ateístas e as reações que muitos religiosos demonstram diante da simples declaração de que não cremos num deus ou que não há um deus ou que não existe vida após a morte diante da mais completa falta de evidências sobre todas essas coisas.

Só o fato de ter esse vídeo já legendado no YouTube, sendo ele um programa de quase 2 horas, deveria ser motivo suficiente para que todos os interessados nesse tema lhe tributassem alguma atenção.

Certamente, será mais interessante do que a maioria dos programas dominicais na TV aberta ou fechada.

Boa semana a todos e todas,

Sergio Viula



Originalmente publicado em 15 de agosto de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A face mutante do Diabo e sua utilidade para a igreja

De onde vem essa história de que a carne é fraca?

Os fantasmas da (i)moralidade religiosa querendo assombrar o ensino de biologia